A presença do Primeiro Comando da Capital (PCC) em Salvador foi oficialmente percebida nesta semana, após a facção assumir o controle de áreas anteriormente dominadas pela agora extinta Tropa do A. A mudança de comando no tráfico de drogas foi celebrada com queima de fogos em diversos bairros da capital baiana na noite de terça-feira (29), marcando o avanço da organização criminosa paulista no estado.
Bairros como Sussuarana, São Marcos, Pau da Lima, Jardim Cajazeiras, Cajazeiras XI e Cosme de Farias passaram a ser considerados territórios do PCC. Em vídeos que circulam nas redes sociais, supostos traficantes comemoram a transição com fogos de artifício e declarações públicas sobre o domínio da facção.
Diante da situação, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), declarou que o Estado não irá recuar diante do avanço do crime organizado. “Vamos continuar firmes nos investimentos. Novos concursos, entrega de delegacias, de pelotões. Estamos com o desenho de criação de novos comandos, novas companhias e um novo informe sobre um pacote de investimento”, afirmou o governador nesta quarta-feira (30).
Jerônimo também destacou o fortalecimento das ações de inteligência, aquisição de viaturas, armamentos e a reestruturação das forças de segurança como medidas já em curso para conter o avanço da criminalidade. “É uma movimentação deles. Eu posso falar apenas do que estamos fazendo e faremos diante da situação”, concluiu.
A nova configuração do tráfico em Salvador surge após o rompimento da trégua entre o PCC e o Comando Vermelho, aumentando a tensão e os desafios para as autoridades de segurança pública na capital baiana.
POR: REDAÇÃO